15/06/2010
Conhecendo a Irlanda: Galway
Olá pessoal!
Estou de volta! U-hu! Tudo bem com vocês?
O conhecendo a Irlanda de hoje é sobre a terceira maior cidade da Irlanda que fica no oeste do país: Galway.
Se você olhar o mapa da Irlanda, Galway fica aproximadamente na mesma linha que Dublin, só que do outro lado e essa cidade é, em muitos termos, parecida com a nossa Fair City, mas também é única em seu charme.
Um dos diferenciais mais interessantes de Galway é que lá é o centro das regiões que falam o Gaélico (ou o puro Irlandês). Conheço uma moça que é de lá e ela já me ensinou algumas palavras em Gaélico, como o “Obrigado(a), que é “Go raibh maith agat” (A pronúncia é algo como “Goró mórrógath” ) e “Céad míle fáilte” (Kéd mílha fáutcha), que significa “milhões de boas-vindas”.
Originalmente Galway tinha ruas muito estreitas e em 1970 houve uma grande restauração da cidade, ampliando ruas, mas mantendo o tamanho compacto, sendo ideal para se explorar a pé todas as lojas, pubs e marcos históricos.
Galway é primariamente uma cidade universitária, portanto sempre está cheia de jovens e a atmosfera é vibrante e alegre.
GMIT (Galway-Mayo Institute of Technology)
Aqui vocês podem ver a Eyre Square, que fica bem próxima às estações de trem e ônibus, então não há desculpas para não ir visitar.
Lá tem até um “Latin Quarter” (Bairro latino) que, como é de se esperar, é um dos lugares mais agitados da cidade.
Como a maioria das cidades européias, o centro da cidade é cortado por um rio, o Corrib que vai desde o Lough Corrib até o porto de Galway.
Galway também é muito rica em arte e cultura, oferencendo um Centro de Artes e em Julho irá acontecer o Festival de Artes de Galway (que é muito famoso e conhecido por aqui), para mais informações sobre o Festival, clique aqui.
Um dos pontos históricos de Galway é o Arco Espanhol (The Spanish Arch), que fica bem ao lado de onde o rio Corrib se abre. Ele foi construído em 1584 e servia para proteger o porto e ele tem esse nome porque era onde os espanhóis descarregavam suas mercadorias.
source
Além do Arco Espanhol fica “Claddagh” (como já havia explicado em um post anterior, o símbolo “Claddagh” é representado por duas mãos que seguram um coração coroado simbolizando o amor, a amizade e a lealdade. Mas esse símbolo é como um anel e é somente o que restou de uma comunidade de pescadores independentes que morava aqui. Aliás, “Claddagh” em gaélico é “An Cladach”, que literalmente significa “Costa plana de pedras”. Os “Claddagh” eram governados por reis e o último faleceu em 1954, mas a memória deles permanece através dos anéis, que eram tradicionalmente passados pelas gerações “Claddagh” de mãe para filha.
source
Claro que Galway tem mais coisas interessantes a serem exploradas e cada experiência é única, mas eu acho que uma visita vale a pena para conhecer esse centro cultural que fica apenas há 2 horas e meia de Dublin (e para rolar na grama também!)
Até mais tarde pessoal!
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (93)
Sorry, the comment form is closed at this time.
estou de mudança para irlanda pelo programa ciencia sem fronterias, e tenho as opçoes de morar em dublin, galway ou athlone. pode me ajudar na escolha ?obrigado
Comentário by Filipe de Sá Parisi — 01/06/2013 @ 4:05 am
Olá Filipe!
Vamos lá: Primeiramente eu recomendo que você leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html pois ele contém muitas informações que podem ajudá-lo.
De um modo geral eu não me prenderia à cidade, mas à instituição de ensino, afinal de contas você está vindo para estudar portanto se foque nisto. Veja quais das instituições oferece o que você quer, o que busca (atividades extras, profissionais especializados em uma determinada disciplina, etc.). Assim você encontrará o lugar que vai lhe dar mais benefícios acadêmicos. 🙂
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 03/08/2013 @ 3:07 pm
Boa noite.
Estarei embarcando para Galway a princípio no mês de Agosto. ( Irei para estudar Inglês e trabalhar)
Gostaria de saber com você diversas coisas, se puderes me ajudar agradeço.
Como é a receptividade com relação a brasileiros?
Como está para conseguir trabalho por aí falando o básico de Inglês?
Qual o meio de transporte mais utilizado?
E por fim, como é para conhecer outros países partindo de Galway?
Desde já agradeço.
Comentário by Guilherme — 29/06/2013 @ 3:29 am
Olá Guilherme!
Vamos lá:
– O irlandês é bem receptivo em relação ao brasileiro, de modo geral é claro, pois há pessoas legais e não tão legais em qualquer lugar do mundo.
– Sobre dúvidas de emprego e trabalho na Irlanda, veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
– Galway é relativamente pequena portanto andar a pé e de bicicleta são ótimas medidas, mas há ônibus também!
– Para conhecer outros países de Galway você terá de ir até um dos três aeroportos principais da Irlanda – Shannon (o mais próximo de Galway), Dublin ou Cork. Destes aeroportos é possível viajar para outros países.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:08 am
Ola…td bem? Comecei a ler suas matérias e não consigo mais parar….rsrsrsrsrs…. Estou indo com meu marido que e turco morar na Irlanda…ele esta indo para trabalhar …minha única família no Brasil e minha mãe que mora aqui na Turquia conosco…..tem alguma possibilidade de eu conseguir um visto para ela ficar comigo na Irlanda?existe algum tipo de visto? Muito obrigada….beijos
Comentário by Caroline — 01/07/2013 @ 8:46 pm
Olá Caroline!
Obrigada pelo carinho.
Hmmm, vamos lá: Normalmente estrangeiros que não são da União Européia não podem ter dependentes no país e é provável que somente você consiga o visto de “esposa de trabalhador” pelo seu marido, mas provavelmente sua mãe não. Eu recomendo que vocês entrem em contato com a GNIB (Garda National Immigration Bureau) para explicar o seu caso e pedir informações. Desculpe não poder ajudar mais.
Boa sorte e beijinhos
Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:20 am