25/11/2010
Se virando em Dublin: Dicas para procurar emprego
Encontrar um trabalho aqui na Irlanda já foi uma tarefa muito fácil, inclusive na época do Tigre Celta havia empregos de sobra, mas com a crise desde 2008 as coisas tem mudado de cara e por isto empregadores tem se tornado um pouco mais exigentes.
Contudo em tempos de crise os negócios precisam ter funcionários flexíveis, espertos e com um sorriso no rosto e se você é assim, suas chances de conseguir uma oportunidade são muito maiores. Trabalhos existem, mas não vão cair no seu colo, então é a hora de adotar uma grande virtude, a perseverança.
O trabalho ideal para você é aquele que vai ajudar você a desenvolver aquilo que você está estudando, na maioria dos casos, a língua inglesa, então busque oportunidades onde você poderá praticar aquilo que estuda na escola. Não tenha vergonha de falar com as pessoas (afinal de contas, se você está aqui é porque a vergonha ficou no Brasil). Dublin é uma cidade multi-cultural e tem imigrantes de todas as partes do mundo. Se você cometer algum erro, não se preocupe, todo mundo erra e assim você aprende mais coisas também.
Um dos modos mais comuns de se procurar empregos aqui é pela internet, e já mencionei diversos sites de emprego neste post aqui. Lembre-se que muitas lojas, restaurantes e cafés também fazem anúncios de vagas em seus próprios websites, portanto se há algum lugar que lhe interessa, não hesite em vasculhar o website deles. Também não esqueçam de olhar vagas anunciadas em vitrines ou nas fachadas das lojas, às vezes um simples “Help Wanted” pode ser o emprego que você tanto procura.
Para complementar os posts que já escrevi aqui sobre Como fazer um CV, e Como fazer uma Cover Letter seguem algumas dicas:
Saiba qual é seu foco!
Não entregue o mesmo CV para o diferentes empregos, por exemplo, para atendente de um café ou para recepcionista em um escritório. Seu CV deve mostrar suas qualidades e experiência prévia e é melhor adequá-lo de acordo com o empregador que você busca e caso você realmente queria atingir todo mundo, faça pequenas mudanças para que seu CV seja mais adequado para cada área.
Revisão, revisão, revisão!
Se seu CV não tiver erros gramaticais ou de digitação você terá maiores chances, porque CVs que são feitos de qualquer modo transparecem uma imagem de descaso. Peça ajuda para seus professores na escola e muitas instituições tem até mesmo aulas específicas que ensinam como montar um CV, mas caso você esteja procurando uma ajudinha aqui no Vida Na Irlanda, é só clicar aqui. Também é aconselhável que você leia seu CV até saber tudo que há nele de trás para frente e depois, faça outra revisão. 🙂
Mantenha a atitude positiva!
Se você está indo de porta em porta, deixando CVs, não obtendo respostas e até perdendo as esperanças, relaxe um pouco. É melhor descansar e depois procurar por novas oportunidades mantendo o bom humor. Lembre-se que um sorriso pode fazer muita diferença e é melhor encontrar um possível empregador com uma atitude positiva.
A primeira impressão é a que fica!
Lembre-se que quando você entrega um CV você está deixando sua “primeira impressão” com aquele empregador e ela é tão importante quanto o próprio CV, portanto lembre-se da aparência, das boas maneiras e do sorriso brasileiro!
Espero que estas dicas ajudem e se precisar é só escrever!
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (77)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Tarsila!! Primeiramente quero pedir desculpas por ter sumido daqui durante todo esse tempo… mas os últimos dias foram de muita correria no Brasil, bem como os primeiros aqui… e por um infortúnio meu note não está funcionando… aff… Enfim…
Gostei muito das dicas e eu mesmo já vi em 3 lugares “Staff wanted” mas por não ter um currículo ainda não consegui ir… amanhã irei no FAS (que é na esquina de casa) montar alguns currículos e já imprimir os primeiros.
Obrigado pelas dicas e quero logo conseguir um emprego… o dinheiro já está indo embora e não tem entrado nada… rs
Abração!
Comentário by Émerson — 25/11/2010 @ 10:57 pm
Olá Émerson!
Magina! Não precisa se desculpar! É ótimo revê-lo por aqui. 🙂
Que droga que seu note não esteja funcionando, espero que ele volte ao estado normal em breve.
Opa, não perca a oportunidade, faça seu CV já (aliás, eu recomendo que já venham para cá com um CV pronto!) e é possível imprimir até 10 CVs gratuitamente no FAS, mas lembre-se de que você terá de entregar muito mais de 10 Cvs por dia se você realmente está procurando uma oportunidade de trabalho. 🙂
Desejo muita sorte na sua busca por um trabalho e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 26/11/2010 @ 1:12 pm
Tá, suas dicas são sempre ótimas e oportunas, adorei o post e a galera que está chegando ou procurando emprego com certeza vai aproveitar muito!
super beijo.
Comentário by Danubia — 25/11/2010 @ 11:25 pm
Olá Dan!
Muito obrigada pelo comentário!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 26/11/2010 @ 1:12 pm
Tarsila 😀
vc é D+
abs
Comentário by Sônia — 25/11/2010 @ 11:55 pm
Olá Sônia!
Muito obrigada, assim fico sem graça.
🙂
Se precisar é só escrever, viu?
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 26/11/2010 @ 1:14 pm
Excelente!!!
Cheguei aqui na sexta passada e tô super esperançosa, já comecei a procurar pela internet e amanhã vou começar a bater perna.
Vamos que vamos!
Obrigada, Tarsila!
Comentário by Bethania — 25/11/2010 @ 11:57 pm
Olá Bethania!
Muito obrigada pelo comentário e elogio.
Isto mesmo! Não espere as oportunidades surgirem, crie suas próprias oportunidades! E depois conte sua experiência aqui!
E se precisar é só escrever,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 26/11/2010 @ 1:16 pm
Ola!
Ja estou com quase tudo acertado para ir para a Irlanda em junho de 2011, estava super animado, o que me preocupa é a crise!
Estou indo para estudar mas prentendo ficar uns meses a mais para poder conhecer outras culturas e so poderei fazer isto se eu conseguir um emprego (o que anda meio complicado agora).
Mas seu blog esta me ajudando muito, as pessoas so sabem dizer que ha brasileiros indo embora, que nao ha mais empregos, que os irlandeses estao aceitando empregos de cargos baixos!
Mas apesar de tudo sei que em 2011 as coisas vao estar bem melhores.
Obrigado
Felipe
Comentário by Felipe Abreu — 26/11/2010 @ 2:37 am
Olá Felipe!
Fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda está ajudando muito e espero sempre poder contribuir.
A crise da qual tanto se fala é uma preocupação de muitos e por isto escrevi um post sobre ela.
Dê uma olhada aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html
Também tenho uma visão otimista sobre o futuro e espero que tudo dê certo.
Se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 26/11/2010 @ 1:19 pm
Oi Tarsila,
Ótimo post! Suas dicas são ótimas e eu estou montando um arquivo em word pra mim com tudo o que é importante para os meus primeiros meses de Irlanda. Fiz um sumário e estou organizando com as infromações valiosíssimas que vc coloca aqui, assim posso ter sempre em mãos, numa pastinha. Obrigado, sempre.
Rodolfo
Comentário by Rodolfo Collin — 27/11/2010 @ 5:17 am
Olá Rodolfo!
Muito obrigada! Fico feliz em poder ajudar. Ai, que legal saber que você está reunindo as informações que precisa para ter tudo em mãos. 🙂
E já sabe, se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 12:08 pm
olaaa..
qual o horario mais facil de se arrumar emprego manha tarde ou noite?? qualquer tipo de emprego
pois acho que a escola que escolhe tem aula apenas na parte da manha a dorset verdade??
outra duvida qual escolha voçe estudou e qual escola voçe indica???
Comentário by guilherme — 27/11/2010 @ 3:00 pm
Olá Guilherme!
Não existe horário mais fácil para se conseguir emprego, pois como é necessário que você se dedique eu diria que é preciso procurar empregos o dia inteiro, desde bem cedinho até tudo fechar. Em relação ao horário que se vai trabalhar, isto depende do trabalho que você procura, pois há vagas diurnas, vespertinas e noturnas.
Eu não conheço os horários da Dorset College em detalhes, mas se suas aulas são pela parte da manhã você deve se empenhar em procurar trabalhos durante o resto do dia para vagas que se encaixam melhor nos seus horários e estilo de vida.
Eu não estudo mais aqui e por isso não indico escola nenhuma. Faço entrevistas com alunos de diferentes escolas para que eles próprios digam como é estudar em determinadas instituições. Confira os posts da categoria Estudar na Irlanda e veja as diferentes experiências: http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 12:26 pm
Oi Tarsila,adoro seu blog e sempre acompanho ele 🙂
mas estou com uma duvida cruel e preciso de um ponto de vista de alguem que conhece bem a Irlanda e mora por lá, com essa historia de crise e sobre a medida de cortes que o governo quer aplicar eu li em algumas reportagens no brasil que essas medidas incluindo ate a diminuição do salario minimo seriam para entrar em vigor em 2014,mas assim to de viagem marcada para março de 2011 ir para Dublin e ficarei 1 ano queria saber no teu ponto de vista se muda muita coisa para quem vai ficar 1 ano ai?se ainda vale a pena ir para ficar 1 ano pois não deve haver grandes mudanças ou se seria melhor para quem puder tentar pagar um pouco mais e trocar o rumo da viagem para outro pais?
muito obrigada por sempre responder os posts você é demais!!
bjos
Alice
Comentário by Alice — 28/11/2010 @ 1:16 pm
Olá Alice!
Muito obrigada por acompanhar e adorar o Vida Na Irlanda!
Eu já escrevi um post sobre a tão falada crise na Irlanda, confira aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html
Acredito que a escolha por um ou outro país deve ser feita porque você acredita que é o melhor lugar para se alçancar seus objetivos. Infelizmente não tenho como saber como as coisas vão se desenrolar daqui para frente e como muitas destas medidas serão aplicadas, já que a Verba Anual para o País será declarada no dia 7 de Dezembro de 2010. Geralmente grandes mudanças demoram para acontecer, mas como disse, não sei dizer se muita coisa vai mudar ou não, o futuro é um mistério.
Aconselho que você pese or prós e os contras dos destinos que você deseja ter, pois só você saberá se vale a pena ou não vir e se a Irlanda é ou não o melhor destino para você. Conheço pessoas que estão super otimistas, outras que desistiram, portanto esta é uma decisão pessoal que só você pode tomar.
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 12:41 pm
Olá Tarsila,
Leio seu blog faz alguns meses já, nossa como ajudou na minha decisão de passar uma pequena temporada por ai para aperfeiçoar/aprender meu inglês, eu fevereiro to indo já… to meio animado e ansioso ao mesmo tempo…hehehe!
Seria ótimo conseguir um emprego para auxiliar meus custos por ai, por um lado é positivo (para mim que não pretendo lucrar com essa viagem), pois acredito que deve estar mais baixos os preços de imóveis por ai, e em uma crise os preços tendem a cair, mass por outro lado vou ralar para conseguir um bico, fiquei animado até com um outro post que vc fez falando dos empregos rotativos que normalmente são destinados para estudantes temporários no país..
Bom é isso, queria parabenizar o blog e que me ajude muittto ainda, continue..hehehe
bjos
Comentário by João Paulo — 28/11/2010 @ 10:30 pm
Olá João Paulo!
Obrigada pelo comentário e por acompanhar o Vida Na Irlanda!
Ë super normal se sentir ansioso em relação à viagem, afinal de contas, é uma experiência nova em outro país, outro continente…é tudo diferente mesmo. 🙂 Desejo muita sorte nesta nova empreitada e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 4:21 pm
Adoro as suas dicas.
Obrigada Tarsila.
Bjinhos.
Comentário by Raisa — 29/11/2010 @ 2:44 pm
Olá Raisa!
Disponha, fico feliz em poder contribuir! 🙂
E se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 5:28 pm
Oi Tarsila, tudo bem??
Toda essa positividade do seu post nos anima. Eu não desanimei, mas está cada vez mais difícil encontrar algo aqui e já não sei mais o que fazer. Já entreguei de porta em porta, internet, em área distantes do centro de Dublin e com currículos específicos para cada área e sempre puxando um bom papo com o gerente ou com o vendedor, sempre que possível mas parou… dessa vez estou desanimando. De qualquer maneira, manterei, claro, a atitude positiva pois eu estou fall in love com a Irlanda e realmente eu quero ficar 🙂
Abraços,
Marcondes
Comentário by Marcondes — 02/12/2010 @ 1:42 am
Olá Marcondes!
Comigo tudo ótimo e com você?
Ainda na busca, vamos lá! Ânimo e pensamento positivo!
Tem algum tipo de trabalho específico que você está procurando? Tem conversado com amigos de sala? Pergunte se alguém conheçe alguém que está indo embora ou que precisa de uma mão…nunca se sabe…também fale com a secretaria da escola, que muitas vezes ajuda na procura de trabalhos. Vamos lá!!!
E se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 04/12/2010 @ 12:16 am
Oi Tarcila!
Bom, jah estou ate malhando meu sorriso!
UAHUAHhua
Obrigado por tudo!
Comentário by Guthavo Vidal — 06/12/2010 @ 2:31 am
Olá Gusthavo!
É isso aí, mas não esqueça das outras dicas também!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 06/12/2010 @ 8:51 pm
oi tarsila,
tudo joia?
comecei a pesquisar sobre alguns paises, e mesmo coma crise me interessei pela irlanda, uma amiga achou seu blog na net e me passou, comecei a ler agora mas realmente sue otimismo ajuda muito…
acabei de ler seu post sobre a crise, mas ainda sei fico meio que com medo,,,
Pois passei 6 mses na australia e nao consegui trabalhar por la,,, meu interesse é em estudar e conseguir um emprego ao menos para me manter… nao tenha essas ilusoes de fik juntando dinheiro…
tem diferença assim de ser mais facil pra home ou pra mulher conseguir emprego?
pensei mesmo em fazer o curriculum e ja pesquisar na net empregos antes de ir,,, so preciso decidir se vou mesmo,,, quero ir agora em janeiro…
vc conhece a BCT Institute? pensei em olhar o curso com eles, por ser uma agencia daí
acho q é so,, vou continuar lendo seu blog,,, vc etsa de parabens!!!
bjinhus
laila
Comentário by laila — 10/12/2010 @ 1:17 am
Olá Laila!
Comigo tudo ótimo e com você?
Entendo que o medo existe, afinal de contas, a Irlanda é, ainda para você, um país desconhecido.
Não acredito que há diferenças entre homens e mulheres para conseguir emprego. Acho que suas qualificações tem um papel muito mais importante.
Acho que procurar empregos antes de vir é sempre recomendado, mas a decisão de vir ou não é realmente sua. Considere se o momento na sua vida é adequado, se você tem a verba ou um plano B caso as coisas não corram como o planejado, enfim, se você está preparada para esta nova etapa. Como você já tem a experiência de morar fora você pode considerar todos estes aspectos com mais calma. 🙂
Eu já ouvi falar da BCT mas não conheço pessoalmente, estou tentando conseguir uma entrevista, portanto é só aguardar que quando eu conseguir colocarei no ar!
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/12/2010 @ 9:12 pm
oi tarsila
td joia?
muito obrigado por responder, pela atenção 🙂
bom decidi hoje e vou sim,, to indo em janeiro… vou pela SEDA
assim, vc disse sobre proucurar emprego antes de ir,, qual site vc recomenda? Pois pelo que vi nas comunidade tem que mandar resume com telefone e tals,, e naum tenho telefone nem endereço ai ainda…
Mas vou tentar a sorte e ir,, espero que de tudo certo!!! 🙂
vc tem msn?
bjinhus
orbigado msm
Comentário by laila — 17/12/2010 @ 3:07 am
Olá Laila!
Comigo tudo ótimo e com você?
Obrigada por comentar! Bom, em relação aos empregos, eu recomendo que você leia estes posts aqui:
http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/06/se-virando-em-dublin-como-fazer-uma-cover-letter.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/07/se-virando-em-dublin-como-fazer-um-curriculo-cv.html
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 17/12/2010 @ 8:38 am
Oi Tarsila,
Tudo bem?
O Vida na Irlanda acabou de ganhar mais uma fã, simplesmente adorei o blog.
Tu esclareces muitas dúvidas aqui.
Vou bater ponto diariamente aqui.
Estarei embarcando em março e até lá, vou devorar o blog. hehehe
beijinhos
Comentário by Natália — 27/12/2010 @ 1:30 am
Olá Natália!
Comigo tudo ótimo e com você?
Fico super feliz em saber que tenho mais uma fã, afinal de contas, todos os fãs contam! 🙂
Espero que você devore tudo até março e continue antenada, já que o Vida Na Irlanda sempre traz coisas novas…
E se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/12/2010 @ 5:04 pm
oi tarsila
como foi de festas?
ta ajudando sim com as dicas e por ter feito msm o blog…
agora to so aguardando anciosa o dia de ir 🙂
bjus brigadu!!!
Comentário by laila — 27/12/2010 @ 2:29 pm
Olá Laila!
Fui muito bem e você? Curtiu o Natal em grande estilo?
Fico feliz em poder ajudar e se precisar é só escrever, viu?
E a ansiedade faz parte do processo, mas já já ela passa… 🙂
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 29/12/2010 @ 5:14 pm
Olá Tarsila!
Como vai você?
O seu blog é maravilhoso! Muito bom ler ele, e ficar por dentro das informações.
Gostaria de saber como funciona a parte da saúde em Dublin, laboratórios de análises clínicas, mais específico. Se há vagas de empregos para essa área.
Agradecida.
Abraços,
Raquel
Comentário by Raquel — 15/01/2011 @ 8:15 pm
Olá Raquel!
Eu estou ótima e você? Espero que também!
Muito obrigada pelos elogios! Fico feliz em poder ajudar.
Olha só, você me pegou. Eu não conheço, pessoalmente, um laboratório de análises clínicas, já que os exames que eu fiz foram analisados em hospitais…hmmm, vou procurar mais informações e farei um post sobre o assunto! Obrigada pela sugestão!
E se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 11:34 pm
Descobri seu site a pouco tempo ele tem ajuda muito pode acreditar estou para viajar o mes que vem dia 17 nusss uma ansiedade e tanto.
Gostaria de fazer uma pergunta meu Ingles e basico ainda mais para conversação rsrs nuss pioro, então com Inglês assim nem tem como arrumar emprego ne?
Obrigada
Comentário by Fernando — 20/01/2011 @ 11:55 pm
Olá Fernando!
Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda está ajudando!
Vamos lá, conseguir um trabalho depende de vários fatores: Domínio da língua, experiência, disposição, flexibilidade e determinação.
Já fiz alguns posts sobre o assunto, veja os seguintes links:
http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/04/sem-onde-estudar-mas-achei-um-site-com-empregos.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 24/01/2011 @ 1:41 pm
desculpa continuando Ou tem vagas para quem não tem conversação ainda ou sera dificil para mim com Inglês que tenho ainda, Hummmm bom nao sei se arrepndendo mais tinha q arrumar alguma coisa pelo menos para me manter esse tempo ai ne pois meu intercambio e de 1 anos com um mes so de moradia? Quais sao as dicas que vc pode me dar ?
Bom vi que vc esta ajudando muita gente ai com Dicas agora mais um aqui para encher sua paciência rsrsrs
Comentário by Fernando — 20/01/2011 @ 11:58 pm
Olá Tarsila.. Muito interessante seu blog.. Pretendo embarcar p/ Irlanda daqui há 2 meses, então me delicio, por aqui..
Diz uma coisa, li em um outro blog, que existe um lugar, tipo uma ong ou associação, onde se pode usar o computador com acesso a internet e até imprimir 10 páginas por dia. Vc conhece esse lugar?
Beijos e continue sempre com o blog.
Dani
Comentário by Daniele — 24/01/2011 @ 7:06 pm
Olá Daniele!
Muito obrigada pelo elogio. Fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda está sendo “delicioso”. 🙂
Então, não é uma ONG, mas um órgão do governo que auxilia na procura de empregos, ele se chama FAS e existem alguns escritórios por Dublin e pela Irlanda. O mais central está localizado na 197-199 Parnell Street, ao lado de onde você obtém seu PPS e é bem fácil de achar. 🙂
Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 25/01/2011 @ 1:57 pm
Tarsila…
Que bacana o seu blog! Fiquei muito feliz em ler tantas dicas, tantas informações! Pretendo embarcar até dia 29-03, antes da mudança das regras quanto a comprovação financeira( 3mil euros!) para obtenção do visto. Vou estudar inglês por 6 meses na Sucess College ( melhor custo benefício!), vou fechar por uma agencia aqui de SP, onde resido atualmente, a Roda Mundo. Se quiser me entrevistar depois, estarei à sua disposição. Ficarei feliz em contribuir.
Se eu tiver mais dúvidas, vou te perguntar!!!
Quero ler até lá TODOS os seus posts!
Felicidades e Sucesso!
Estela Pascoli
Comentário by Estela Pascoli — 31/01/2011 @ 2:08 pm
Olá Estela!
Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar.
Eu recomendo que você venha aproximadamente no final de fevereiro porque o registro na imigração, que exige a comprovação financeira, acontece aprox. 1 mês depois da sua chegada. Portanto se você chegar dia 29/03 você só irá se registrar aproximadamente 1 mês depois, porque muita coisa não depende de você, mas do banco e da escola. Se você não tem o dinheiro, eu recomendo que você antecipe sua viagem ou espere mais um pouco e junte um pouco mais de dinheiro.
Muito obrigada pela disposição e vamos mantendo contato e se precisar é só escrever!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 12:14 pm
Olá!
Adorei o blog… agora to com mais vontade ainda de ir pra Irlanda.
Tenho uma dúvida, tomara que vc saiba responder.
Eu penso em ir prai qdo acabar minha faculdade.
Faço arquitetura, e gostaria de saber como anda o mercado de trabalho ai pra arquitetos.
Não sei se é possivel um estrangeiro conseguir um emprego de nivel superior ai… ainda mais não falando nada de ingles.
Se puder me responder, agradeço!
Beijooo!
Comentário by Tamires — 09/04/2011 @ 2:05 am
Olá Tamires!
Obrigada por curtir. Fico feliz em saber que você está com mais vontade de vir para a Irlanda! 🙂
Realmente será improvável você conseguir um emprego na sua área sem nada nada nada de inglês e além de tudo, conseguir algo também depende da sua experiência. Eu sempre recomendo buscar empregos antes de vir e acho que você pode e deve tentar, pois nunca se sabe.
Espero ter ajudado,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:25 pm
Oi Tarsila,
Primeiro gostaria de agradecer pelo blog… Me ajudou demais nas minhas trilhões de dúvidas…
Gostaria de saber se vc conhece algum lugar que faça tradução de diploma aí em Dublin…
Obrigada.
Bjinhos
Natalia
Comentário by Natalia — 21/09/2011 @ 4:01 pm
Olá Natalia!
Obrigada a você pelo seu coamentário. 🙂
Vamos lá, não é necessário que você faça a tradução do seu diploma aqui, já que você pode vir com ele traduzido, mas caso queira há empresas que fazem este serviço sim com por exemplo a DCU – http://www.dculs.dcu.ie e a Translation – http://www.translation.ie/.
Espero ter ajudado!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:09 pm
Tarsila,
estou com uma duvida sobre o meu passo a passo pra poder trabalhar na irlanda. Recebi uma carta do minha agencia me dizendo oq mais ou menos eu teria qe fazer.. que o meu primeiro passo seria abriri uma conta em um banco.. mas nao falaram qual o banco.. pode ser qualquer um? vc teri algum para me indicar??
Obrigada!!
Comentário by Flávvia Martins — 24/10/2011 @ 6:58 pm
Olá Flávvia!
Vamos lá: Sim, o primeiro passo é ir à escola e lá eles vão lhe dar uma carta que lhe permitirá abrir a conta no banco, normalmente o banco associado à escola ou que já recebe alunos dela. Dependendo da instituição eles podem oferecer o Bank of Ireland, o AIB, Ulster Bank ou Permanent TSB.
Espero ter ajudado!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 8:52 pm
Olá Tarsilia,
Primeiramente meus parabéns pelo Blog, ele é ótimo.
Recentemente estou pensando muito em arrumar um emprego fora do país e ficar durante um tempo adquirindo experiência profissional e pessoal. Tenho 24 anos, sou formado em Administração e meu inglês não é ruim pois já fiz intercâmbio para o Canadá. Estou muito interessado na Irlanda por não ser tão burocratica como USA e Canadá. Gostaria de ir não para estudar mais sim para trabalhar e adquirir experiência, a principio não queria trabalhar como garçom etc mas se não tiver outro jeito eu estaria disposto. Já fiz algumas pesquisas nos sites de empregos que vc deixou em outro post e até já mandei email e o meu CV. O ponto seria:
Tem como eu ir pra Irlanda sem um emprego e matricula feita em uma escola?
Também olhei os sites de aluguel de casas e encontrei casas/ap de 500 e até 300 Euros por mês, existem lugares perigosos aí que vc não recomendaria ?
Os transportes publicos são bons para ir ao centro, são de fácil acesso e baratos?
Estava pensando em ir em Fevereiro de 2012 com a cara e a coragem e gastar o menos possível.
Obrigado!
Comentário by Esrom Rocha — 05/12/2011 @ 1:44 am
Olá Esrom!
Muito obrigada pelo comentário e carinho!
Vamos la:
1) Como turista você não pode, por lei, trabalhar aqui, portanto você terá de vir, ou como trabalhador (já com uma oportunidade organizada) ou como estudante de curso de no mínimo de 25 semanas com carga horária semanal mínima de 15 horas, que permite o trabalho legal no país.
2) Eu recomendaria você ficar perto do seu futuro trabalho ou escola, para poder se deslocar a pé. Dublin 2 costuma ser uma área central bem bacana.
3) Sim, o transporte público é bom e funciona – ônibus, DART e luas – o preço varia de acordo com a distância, mas são de fácil acesso sim, em especial os ônibus que tem maior cobertura.
Espero ter ajudado!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 09/12/2011 @ 6:44 pm
Olá Tarsila,
Obrigado por ter respondido..
Creio que o melhor jeito é estudar e na irlanda começar a se movimentar atrás de oportunidades full time ou part time. Estou em dúvida em 4 escolas: Delfin English School,The English Academy,The Horner School of English e ECM College, já li as 3 paginas dos seus posts sobre onde estudar e acho que essas 4 talvez sejam as melhores. Queria a Atlas mas é muito cara. Além disso já liguei pra algumas e solicitei o orçamento por email.
Vc tem alguma opinao sobre essas escolas? são boas ao seu ver?
Parabens pelo blog e se Deus quiser estarei aih em Fevereiro experimentando essa experiencia de morar abroad..
Muito obrigado por tudo…
Comentário by Esrom Rocha — 09/12/2011 @ 6:59 pm
Olá Esrom!
Disponha!
Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.
Muito obrigada pelo carinho e espero que você tenha uma ótima experiência em fevereiro.
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 09/12/2011 @ 9:20 pm
Tarsila, boa tarde!
Meu nome é Tatiane e primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo Blog, realmente suas dicas ajudam mesmo. Eu demorei um pouquinho para decidir meu destino, mas agora é certeza, irei para Galway em maio/2012, se Deus quiser. Quero perguntar uma coisa, como é a aceitação na Irlanda dos Negros, existe algum tipo de preconceito? Sou Mulata e tenho muioto medo de sofrer algum tipo de racismo.
Muito obrigada pela atenção, e fico no aguardo da sua respota.
Comentário by Tatiane de Fatima Candido — 17/02/2012 @ 4:54 pm
Olá Tatiane,
Muito obrigada pelo carinho.
Recomendo que você veja:
http://www.vidanairlanda.com/duvidas
http://www.vidanairlanda.com/2012/02/estudar-na-irlanda-the-english-academy-2.html
Espero ter ajudado,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 12:41 pm
Oi Tarsila!
Acabei de conhecer o seu site e gostaria de parabenizá-la, pois tirei muitas dúvidas. Gostaria de alguma opinião sobre minha situação. Tenho 31 anos e estou pretendendo ir para a Irlanda em janeiro do ano que vem. Sou formado em Administração de empresas e no final do ano acabo o curso de Gestão ambiental e tenho conhecidos na Irlanda, fiz muitos anos de inglês, mas estou sem praticar a muitos anos, mas entendo muito bem e gostaria de praticar morando em um país que fala a língua, por isso estou planejando essa aventura. Possuo cidadania portuguesa, e gostaria de saber se isso ajuda muito na hora de conseguir empregos e quais os empregos, média salarial e carga horária que os brasileiros acabam conseguindo.
agradeço desde já pela atenção.
abraços
Leonardo Romani
Comentário by Leonardo Romani — 13/04/2012 @ 12:43 am
Olá Leonardo,
Obrigada pelo comentário.
Vamos lá: Sim, ter a cidadania portuguesa (européia) ajuda muito em diversos aspectos (você terá preferência em uma contratação, já que o processo não é burocrático), mas conseguir empregos nas diversas áreas dependem de muitos fatores: Sua experiência profissional, seu perfil para o cargo, além do domínio do idioma. O que posso lhe dizer é que o salário mínimo aqui na Irlanda é de €8.65/hora e os valores variam daí em diante. 🙂
Recomendo que você veja este link: http://www.citizensinformation.ie/en/employment/migrant_workers/coming_from_eu_to_work.html
Espero ter ajudado,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 4:13 pm
Ola, Tarsila!
Tudo bem?
Estou procurando pelo post e/ou comentario em que voce cita alguns nomem em ingles de trabalho como house keeper e kitchen porter (portner?). Estou escrevendo meu curriculo e gostaria de usar as palavras corretas. Voce sabe qual e o post?
Bjos
Comentário by Giovani — 11/05/2012 @ 2:20 pm
Olá Giovani!
Seria: Waiting Staff (Garçom e garçonete), waiter/waitress (garçom/garçonete) Floor Staff (assistentes), Kitchen Porter (auxiliar de cozinha), Kitchen Assistant (assitente de cozinha), Sales assistant (assistente de vendas), cleaner (limpeza), house keeper (arrumadeira), baby-sitter e nanny (babá)?
Espero ter ajudado!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/07/2012 @ 7:17 pm
Oi Tarsila! Seu blog é muito bom, dá dicas muito úteis!!
Eu vou embarcar para a Irlanda em dezembro. O meu caso é um pouco complicado, tenho 20 anos e nunca trabalhei, faço faculdade em período integral, portanto não tenho experiência… você acha que isso me prejudica? Como devo montar meu CV se não tenho o que adicionar além de experiências acadêmicas?
Obrigada!
Um beijo.
Comentário by Giulia Bassani — 30/05/2012 @ 1:45 am
Olá Giulia,
Muito obrigada pelo carinho.
Não acredito que isto vá te prejudicar, especialmente porque você chegará aqui recém-formada. Muitos empregadores buscam pessoas que acabaram de sair da faculdade, mesmo sem experiência, que tem potencial de crescimento. O que eles buscam, em qualquer emprego, é alguém dedicado que queira trabalhar em um determinado lugar por pelo menos um bom tempo. 🙂
Espero ter ajudado,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 2:47 pm
Olá, Tarcila!
Então, estou indo pra Dublin ano que vem.. e estava lendo algumas coisas sobre questão de emprego, não vou passar os 6 meses, na verdade, são dois e dependendo das minhas finanças.. 3.
Tem como arrumar um emprego, tipo.. garçom.. essas coisas? Porque eu li algo sobre um PPS.. e só tem quem vai passar 6 meses ai, ne?
Como é que funciona?
Obrigada!
Comentário by gabriela — 19/09/2012 @ 7:27 pm
Olá Gabriela,
Infelizmente para cursos de curta duração não é permitido o trabalho no país, sendo assim acredito que será muito improvável que você consiga um emprego. Sim, para conseguir um trabalho registrado é necessário ter o número de PPS, e este é concedido somente para quem vai ficar na Irlanda por, pelo menos, 6 meses.
Espero ter ajudado,
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:53 pm
Bom dia Tarsila, parabéns pelo trabalho em seu blog, muito bom mesmo.
Sou profissional da área de TI e pesquisei os salários oferecidos para o meu perfil, que são bem interessantes comparando com o quanto recebo aqui. Seguirei sua dica de primeiro me candidatar às vagas para depois ir, já que com o Work Permit fica mais fácil. 🙂
Minha dúvida é: se um dia eu conseguir, quero levar minha noiva junto para fazer um curso de inglês, estudar por aí, de repente trabalhar também. Neste caso, eu tendo um Work Permit garantido, ela pode vir comigo se tiver algum documento comprovando união estável ou ela precisa de outro visto (tipo os de estudante por exemplo)?
Comentário by Diego — 09/11/2012 @ 11:31 am
Olá Diego,
Obrigada pelo comentário e elogios!
No seu caso, se você conseguir o Work Permit, você pode pedir reunificação de família depois de 1 ano com ele (vocês tem de ser casados ou com união estável então). De outra forma ela pode vir para a Irlanda como estudante enquanto você trabalha. Quando você pedir reunificação de família ela será considerada como dependente sua e poderá buscar emprego e obter o Work Permit.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:46 pm
Olá Tarsila,
Estou avaliando a possibilidade de ir fazer um intercâmbio em Dublin na Delfin. Estou vendo a possibilidade de fazer um curso de 25 semanas. Estava avaliando a possibilidade de ir para o Canadá também. Uma das agências que pedi cotação me disse que as possbilidades de emprego na Irlanda estão extremamente escassas. Gostaria de saber a sua opinião, uma vez que você mora aí e tem uma visão real do que acontece.
obrigada
Comentário by Athais — 20/03/2013 @ 2:03 pm
Olá Athais,
Obrigada pelo comentário.
Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.
Dê uma olhada nestes posts:
http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 20/05/2013 @ 9:31 am
Oi Tarsila!!
Sou um pessoa que odeia tomar os passos errados e por isso eu planejo, planejo e planejo, por conta do medo de quebrar a cara num empreendimento internacional.
Enfim, minha vontade de ir a Irlanda se deu a partir de um filme que assisti e desde esse dia amei esse país, porém o medo de falhar é o que paralisa meus pés, mas depois que você explicou que esse sorriso brasileiro é um trunfo importante, confesso que me deu mais confiança, pois sou um pessoa extrovertida e ás vezes penso que esta característica possa ter um peso negativo na busca de oportunidades em terras estrangeiras.
Vlw por este site, muito massa mesmo!!
Comentário by Renata — 04/05/2013 @ 3:14 am
Olá Renata!
De jeito algum, inclusive ser extrovertido é uma ótima característica por aqui, até porque os irlandeses são muito amigáveis (de forma geral, é claro!). Aproveite para conhecer novas pessoas, sair, explorar lugares novos…tudo isto ajuda a aprender o inglês mais rápido e a conhecer outras culturas também!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 11:40 am
Olá Tarsila. Eu sou de Portugal e vou mudar-me para a Irlanda,a mas não vou estudar.
A minha duvida é se preciso de um visa para entrar na Irlanda; e quanto ao emprego, os empregadores vão tratar dos papéis para que eu trabalhe legalmente ou sou eu que tenho que tratar disso?
Adoro o site… tem ajudado tanto a organizar a viagem e a visualizar o que me espera. Eu vou sozinha e não conheço ninguém aí…conhece alguém que tenha ido na mesma situação que eu e que se esteja a dar bem? Algum conselho?
Obrigada desde já, e fico a aguardar resposta no e-mail.
Comentário by Carla Gaspar — 30/05/2013 @ 1:50 pm
Olá Carla,
Obrigada pelo comentário. 🙂
Infelizmente não respondo comentários por emails, mas fico feliz em responder por aqui.
Vamos lá: Como cidadão Portuguesa não é necessário ter visto algum, basta passar no aeroporto pela fila de europeus (EU) e você entrará sem problemas no país. Para trabalhar na Irlanda é necessário que você tenha o número de PPS – http://www.vidanairlanda.com/2011/06/imigrando-o-numero-de-pps.html – um número de registro que permitirá que você seja contratada e que pague seus impostos devidamente.
De resto é também necessário que você se registre junto à embaixada de Portugal na Irlanda para avisar que está residindo em outro país.
Em Dublin há muitos portugueses (e italianos, espanhóis, franceses, etc), pois é uma cidade multicultural e tenho certeza de que com dedicação você conseguirá se virar.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 1:15 pm
Oi Tarsila.
Obrigada pelo seu tempo e pela sua ajuda 😉
Agora fico com certeza mais descansada pois já me sinto bem informada.
Adoro o Vida na Irlanda, você tem feito um excelente trabalho e adorava conhecê-la um dia pois sinto que é o meu “guardian angel”.
E sim, quando quero muito uma coisa consigo, portanto falta de dedicação não é problema 🙂
Muito obrigada 🙂
Desejo-lhe tudo de bom.
Carla Gaspar
Comentário by Carla Gaspar — 02/08/2013 @ 1:27 pm
Olá Carla!
Ah, muito obrigada! Muita sorte e luz no seu caminho!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 8:55 am
Olá Tarsila tudo bem!
Irei para Irlanda em junho de 2014 com a intenção de ficar 6 meses estudando a fim de buscar a fluência na língua inglesa. Minha objetivo além de estudar e trabalhar após o estudo. Você acha isso possível? Eu atualmente trabalho com vendas no Brasil. Qual seria a melhor opção para arrumar um emprego? Tenho 48 anos de idade – você acha isso um problema para conseguir meu objetivo. Espero sua resposta! Parabéns pelas dicas.
Beijos
Wilquem
Comentário by wilquem — 15/10/2013 @ 5:19 pm
Olá Wilquem,
A resposta para a sua pergunta está aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
Há bastante links de artigos que vão ajudá-lo!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2014 @ 8:59 am
Olá gostaria de saber quais são as chances de um violinista(eu) conseguir trabalho na irlanda relacionado a música? eu já estudo musica irlandesa no violino (fiddle) há alguns anos, mas nunca tive a chance de ir pra lá, ano que vem será minha oportinidade, gostaria de alguns conselhos, meu desejo, é estudar irish fiddle , ingles e gaelic,e talvez fazer algum curso superior lá, meu interesse e na cultura deles. eu deveria ter nascido lá! =) any advice? thank you
Comentário by Vinícius — 05/12/2013 @ 2:29 am
Olá Vinícius,
Infelizmente não sei quais são as chances de você conseguir um trabalho na sua área. A Irlanda é um país extremamente musical portanto há, no mínimo, bastante concorrência. Já que você gosta do fiddle você provavelmente conhecerá pessoas que tocam musica tradicional irlandesa que possam orientá-lo sobre como e onde procurar oportunidades. Meu melhor conselho é: Venha com calma, faça amizades, procure pessoas, lugares e oportunidades, ou seja, esteja atento para colocar o que você ama (música) em prática!
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 5:07 pm
Primeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa da construção desse blog haja vista que é bem esclarecedor e faz bem o seu papel de dar suporte aos interessados em passar um tempo na Irlanda.
Indo ao meu questionamento: inicialmente eu gostaria de ir por minha conta à Dublin, sem o auxílio de agência de turismo, a fim de trabalhar um ano para melhorar a fluência do meu Inglês, conhecer mais a fundo a Europa e ganhar um dinheirinho para possibilitar esse desejo.
Tendo em vista isto, quero saber se existe dificuldade na obtenção de visto de emprego e quais referências que preciso para facilitar a sua concessão. Qual é a real possibilidade de êxito nesta proposta que venho fazendo.
Comentário by Jeferson Cardoso — 20/12/2013 @ 1:15 am
Olá Jeferson,
A sua dúvida é muito comum e eu até tenho um artigo bem completo sobre o assunto. Veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2014/05/imigrando-trabalhar-na-irlanda-2.html
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 19/05/2014 @ 11:29 am