19/02/2013
Conhecendo a Irlanda: St. Brigid
Na Irlanda se celebra com bastante alegria o dia do padroeiro St. Patrick (São Patrício) no dia 17, mas o que bastante gente não sabe é que a Irlanda também tem uma santa padroeira – St. Brigid, ou Mary of the Gael.
St. Brigid (conhecida em português como Santa Brígida) é a santa dos bebês, gado, frangos, agricultores ,crianças cujos pais não são casados, da Irlanda, de Leinster das parteiras, dos recém-nascidos, das freiras, dos poetas,dos avicultores, marinheiros e estudiosos! Ufa!
(source)
Ela também foi a primeira freira da Irlanda e o dia dela , 1 de fevereiro, celebra a chegada da primavera aqui na Ilha Esmeralda. Nascida em 450 d.C em Faughart (próxima à Dundalk no condado de Louth), St. Brigid era filha de Dubhthach, um chefe pagão e Broicsech, uma cristã. Especula-se que Broicsech nasceu em Portugal e foi seqüestrada por piratas irlandeses, tornando-se escrava aqui na Ilha Esmeralda (uma história bem similar a de St. Patrick, veja mais sobre ele clicando aqui.).
Pelas origens de seu pai, acredita-se que St. Brigid recebeu seu nome em homenagem à mais poderosa deusa celta, a deusa do fogo e da chama do conhecimento. St. Brigid viveu na mesma época que St. Patrick e foi altamente influenciada por seus ensinamentos e ela se tornou cristã aos dezoito anos quando começou seu trabalho dedicando sua vida à Deus e ajudando pobres, doentes e idosos. Segundo a lenda que ela era tão generosa que deu a espada cheia de jóias de seu pai à um leproso, como forma de ajuda. A estória ainda alega que ela rezou para que sua beleza fosse levada embora de modo que ela não atraísse ninguém para casar com ela e que depois que ela fez seus votos junto à Deus, que sua beleza retornou.
Algumas pessoas acreditam que St. Brigid na verdade era somente uma deusa pagã que foi ‘adotada’ pela igreja católica como santa para contribuir com a cristianização do povo irlandês. Mas…
St. Brigid foi a fundadora de diversos conventos na Irlanda e o mais conhecido fica no condado de Kildare, tanto que ela também é conhecida como St. Brigid of Kildare. Esta abadia em especial foi e é um dos mosteiros com freiras e monges de maior prestígio no país e se tornou conhecida por toda a Europa cristã.
A cruz de St. Brigid (St. Brigid’s Cross)
A cruz de St. Brigid tem um formato diferente da cruz padrão cristã. Feita de junco, ela normalmente é pendurada nas portas e nas vigas das casas para protegê-las de incêndios e também do mal.
Há algumas teorias sobre como a cruz de St. Brigid surgiu. Uma alega que a cruz foi feita às pressas pela própria St. Brigid para converter um homem em leito de morte; outra diz que a cruz representa em seu centro o sol e seus raios, mantendo uma associação às tradições pagãs.
Uma das formas de celebrar o dia de St. Brigid é fazer uma St. Brigid Cross, uma prática muito comum nas escolas primárias irlandesas.
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (8)
Sorry, the comment form is closed at this time.
OI Tarsila!!
QUe legal conhecer a história da Santa Brígida. Agora sei de mais uma tradição irlandesa!!
Beijos
Andrea
Comentário by Andrea — 20/02/2013 @ 5:22 pm
Olá Andrea,
Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do artigo. 🙂
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 09/05/2013 @ 9:26 pm
Olá, onde se localiza o lugar da primeira foto, a fonte de Brigid? Fica em Kildare mesmo?
Obrigado, adoro seu blog!
Beijinhos 😀
Comentário by Jean Machado — 27/03/2013 @ 2:21 am
Olá Jean,
Obrigada por curtir o Vida Na Irlanda.
A primeira foto, com a estátua de St. Brigid fica perto do Black Abbey em Kildare sim. 🙂
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:32 pm
Legal, o mais interessante é que a santa tem as mesmas características que a Deusa na mitologia celta.
Comentário by Paulo Henrique — 14/04/2013 @ 7:44 pm
Olá Paulo!
Obrigada pelo comentário. Essas “misturas” de culturas sempre acontecem, basta lembrar dos Deuses gregos e romanos que tinham nomes diferentes, mas muitos eram os mesmos…
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:19 pm
Gostei muito da informações a Vida na Irlanda, fui adicionada por uma rapaz Ielandês, ai tive a curiosidade em buscar informações sobre este lugar tão distante do Brasil, fiquei encantada e tb gostei das informações práticas e objetivas.
Comentário by Neida Santos — 03/09/2013 @ 1:30 am
Olá Neida!
Obrigada pelo comentário e carinho!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:23 pm