28/02/2013
Imigrando: Conta de água na Irlanda
Uma ótima vantagem de estar aqui na Irlanda, especialmente no que diz respeito às contas que temos de pagar todos os meses é que não há conta de água (ainda). Inclusive a Irlanda é o único país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) que não dispõe desta conta.
O governo irlandês, especialmente depois da forte crise econômica que abalou o mundo em 2008, estabeleceu uma série de medidas de contenção de gastos e também no aumento de taxas, tudo parte do plano de Austeridade para recuperação da economia, portanto a introdução do pagamento pelos serviços de água também faz parte deste projeto.
Em abril de 2012 o governo irlandês anunciou a criação da Irish Water, uma instituição que pertence ao Bord Gaís Group (que já fornece serviços de energia e gás para todo o país e é o patrocinador do Grand Canal Theatre hoje chamado Bord Gaís Energy Theatre) para gerir e melhorar o fornecimento de água e dos esgotos do país incluindo coleta, distribuição e tratamento.
O objetivo da Irish Water é propiciar esta mudança através de melhorias no sistema atual e implementação de uma grande reforma que vai tornar a qualidade da água melhor, gerar uma melhor infra-estrutura do sistema, criar interesse para investimento de capital internacional e atrair mais investimentos nas industrias agroalimentar, farmacêutica e de tecnologia para a Irlanda.
Assim como no Brasil o consumo da água na Irlanda será medido por hidrômetros (contadores de água) que já estão sendo implementados em residências e em estabelecimentos comerciais (sem custo) por toda a Irlanda, mas esta é uma tarefa que vai levar algum tempo, já que nem mesmo havia o sistema por aqui.
O processo de implementação da Irish Water, portanto, já está acontecendo e pretende ser finalizado em 2017.
Quase todo mundo na Irlanda terá de pagar a conta de água, mas ainda não se sabe qual será de fato o valor cobrado. Estima-se que a Comission for Energy Regulation publicará os valores no segundo semestre de 2013 e que alguns clientes já tenham de pagar contas em 2014, portanto é importante estar ciente de que alguns de nós já terão de arcar com mais esta despesa, mas que também iremos usufruir de um serviço organizado e melhor.
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (22)
Sorry, the comment form is closed at this time.
OI Tarsila
Tomara que pelo menos nao fique muito alta a conta…..
Beijos
Andrea
Comentário by Andrea — 28/02/2013 @ 10:56 pm
Olá Andrea!
Infelizmente não temos como saber ainda, mas é uma questão de uso também.
Como você espero que os valores não sejam muito altos.
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:07 pm
Olá Tarsila, ótimo post.
Vc é fantástica, seu blog faz parte da minha rotina.
bjos
Comentário by Dayane — 01/03/2013 @ 11:28 am
Olá Dayane!
Ah, muito obrigada! Assim fico até sem graça.
Fico muito feliz que o Vida Na Irlanda é parte da sua rotina e espero que ele possa continuar ajudando!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:14 pm
Olá Tarsila! Estou pretendendo ir pra Ilha Esmeralda em 2015/2016, e desde ja estou DEVORANDO o seu blog! É tudo MUITO bom! Esta de parabens! E ja é bom eu saber que terei mais uma continha pra pagar quando for para aí!
Quem for na mesma época e/ou queira manter contato pra conversar e ir trocando “experiencias” sobre a ansiedade que nos consome ate conseguirmos viajar, meu email é o jaajunior@me.com! Abraço gente!
Comentário by Jorge Junior — 01/03/2013 @ 9:47 pm
Olá Jorge!
Muito obrigada pelo comentário e fico feliz que você está DEVORANDO o Vida Na Irlanda. 🙂 Obrigada!
Espero que tenha conseguido contatos e desejo muita sorte na sua empreitada. Falando em empreitada, você já baixou o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-lo a ter a experiência que você quer!
Beijos com trevos!
Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:17 pm
muito bom tarsila..
aqui no brasil é cobrado.. mais o serviço é uma droga pra nao dizer outra coisa..
Comentário by ruan — 01/03/2013 @ 10:40 pm
Olá Ruan,
Obrigada pelo comentário. É uma pena mesmo que o serviço não funcione e espero que o da Irlanda seja bem organizado também.
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:18 pm
Nada mais justo!
Em tempos de escassez todo investimento em melhorias é válido.
Tenho certeza que esta tarifa não será muito cara.
Obrigada pelas informações Tarsila! Sempre muito úteis!
Comentário by Vanessa — 02/03/2013 @ 12:31 am
Olá Vanessa,
Obrigada pelo comentário e por expressar seu ponto de vista.
Obrigada também pelo carinho e espero vê-la mais por aqui!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:19 pm
Olá Tarsilia! Primeiramente parabéns pelo blog, com certeza é um dos melhores que já vi! Informações claras e práticas, muito bom!
Quero ir para a Irlanda no próximo ano, após minha conclusão da Graduação e queria tirar algumas dúvidas e pedir conselhos! rs
Tenho cidadnia Espanhola e o passaporte “vermelhinho” também, muitas pessoas dizem para eu voltar pra minha terra (rs)… É verdade que as pessoas com este passaporte conseguem emprego melhores ou mais facilmente na Irlanda?
Vejo no seu blog muitas entrevistas com as pessoas mas a maioria estuda apenas inglês em diversas escolas. Tenho a intenção de ir primeiramente com o objetivo de tirar o IELTS e na sequência realizar uma pós graduação ou graduação mesmo em psicologia. Gostaria de saber se as univerdades são boas na Irlanda e se você possui alguma para indicar? Ou tenha algum post com alguém que estude algo além do inglês…
Pesquisei a NCBA onde o último entrevistado estudou porém não há curso de pscicologia na univerdade.
Agradeço a atenção!
Bjos
Comentário by Beatriz Lorenzo — 04/03/2013 @ 1:53 pm
Olá Beatriz,
Obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em poder ajudar.
Vamos lá:
1) Não é uma questão que os empregos são melhores ou mais fáceis, pois há muita coisa envolvida em conseguir um emprego como domínio da língua, qualificação, personalidade, experiência, etc. A diferença é que o cidadão europeu tem preferência na contratação em relação a quem não é da Europa e o cidadão europeu não tem limite de horas de trabalho por semana (que o visto de estudante para quem não é europeu limita a 20h/semana). A burocracia é menor, mas há muitas coisas em jogo. Não existe trabalho fácil.
2) A NCBA não é uma universidade, mas uma escola que oferece alguns cursos técnicos. Há outras instituições privadas que oferecem cursos de graduação e pós, mas não são chamadas de universidade. Seguem abaixo as 4 universidades de Dublin:
Trinity College
Dublin Institute of Technology
Dublin City University
University College Dublin
Espero ter ajudado
Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:23 am
Olá Tarsila, tenho acompanhado suas valiosíssima dicas e estou adorando todas!!
Vou em Maio ficar um mês e queria saber se você tem alguma referência da escola de Intecâmibio Liffey College e do hostel Four Courts. Isto é, se você, sequer, já ouviu sobre a escola e o albergue.
Valeeuzão!!
beijossss.
Comentário by Lorena — 04/03/2013 @ 8:40 pm
Olá Lorena!
Seja bem-vinda à Irlanda!
Infelizmente não tenho nenhuma entrevista de alunos a Liffey College mas sei que ela existe, quanto ao hostel também ainda não tenho referências. Você pode deixar sua experiência por aqui?
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:30 am
Olá, Tarsila, gostei muito do seu blog e espero que possa me tirar uma dúvida: acha que é possível viver na Irlanda com 300 euros mensais, mas sem contar o gasto com moradia, ou seja, o custo de vida pra uma vida normal, como transporte, comida, entre outras coisas.
Comentário by Rafael — 06/03/2013 @ 2:25 pm
Olá Rafael!
Obrigada pelo comentário.
Vamos lá: Se você já descontar o aluguel (que pode ser qualquer coisa a partir de €250 por uma cama em quarto dividido até quanto você quiser), €300 a mais dá sim para os outros gastos, mas para uma vida sem luxos. 🙂
Esperto ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:37 am
Oi Tarcila final do ano estou querendo ir a dublin pela escola e tal após os 10 dias de hospedagem tenho que procurar um outro lugar, minha preocupação é essa é dificil achar um lugar ou republica algo do tipo ?
Comentário by Eric — 07/03/2013 @ 10:05 pm
Olá Eric,
Obrigada pelo comentário.
Recomendo que leia este artigo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
Espero que ajude!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:50 am
Pelo que parece vai ser bacana com esse novo serviço para a água e o esgoto, mas uma dúvida:
Alguém sabe me dizer onde, e como eles fazem o tratamento da água hoje?
Se alguém souber me avisa, tenho vontade de ir conhecer.
Comentário by Eduardo Neto — 08/03/2013 @ 2:45 pm
Olá Eduardo!
Obrigada pelo comentário!
Atualmente é a EPA – Environmental Protection Agency que cuida do tratamento da água na Irlanda http://www.epa.ie/irelandsenvironment/
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 12:02 pm
Olá Tarsila, adoro seu blog e acompanho desde o ano passado.
Então, meu intercâmbio está marcado e eu vou sair daqui em Outubro, e ouvi dizer que aí na Irlanda não é aconselhável beber a água de torneiras, gostaria muito de saber o porque.. Desde já, agradeço.
Att, Nathália.
Comentário by Nathália — 29/05/2013 @ 7:20 pm
Olá Nathália,
Muito obrigada pelo carinho – de verdade! 🙂
Vamos lá: Eu tomo água da torneira da cozinha e não há problemas. De acordo com a Ireland’s Environmental Protection Agency mais de 97% da água da torneira na Irlanda é potável e adequada para ser bebida, especialmente nas cidades grandes, contudo é recomendado que em áreas rurais você pergunte qual sistema de tratamento é utilizado. Há recomendações também de que não se beba água da pia do banheiro, que normalmente ficam armazenadas em cisternas e podem ficar estagnadas por um tempo.
Outra preocupação é a presença de flúor na água, que é questionada por muitos, uma vez que flúor pode ser considerado um medicamento.
Para mais informações sobre a água na Irlanda recomendo que veja o site da Environmental Protection Agency: http://www.epa.ie/water/dw/
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 1:06 pm