26/08/2013
Conhecendo a Irlanda: National Print Museum
A Irlanda é um país pequeno, mas para seu tamanho abriga inúmeras curiosidades, atrações e muita história. O National Print Museum, assim como outros museus em Dublin, é um destes lugares interessantes e cheios de história e tradição.
Localizado na antiga capela da Beggars Bush Barracks, o National Print Museum foi aberto em 1996 e é um pequeno espaço dedicado à arte e história da impressão.
Hoje em dia o processo de produção gráfica é praticamente todo computadorizado, deixando os passos e habilidades tradicionais para trás, perdidos em um tempo onde não existiam gráficas rápidas ou Adobe InDesign.
Inclusive para aprender a lidar com impressões era necessário fazer parte de um círculo fechado de pessoas, normalmente familiar, onde o ofício era ensinado de geração em geração e a dedicação era tão grande que beber e se casar durante o treinamento era expressamente proibido…
O charme do National Print Museum, que conta a história da impressão desde Gutenberg…
…até a última prensa de impressão utilizada na Irlanda, vai além de todas as máquinas expostas (que aliás estão todas em perfeitas condições de uso) explorando como a impressão teve um papel primordial na educação, economia, política e história do país.
Um passeio guiado pelo National Print Museum é muito interessante começando pelo vídeo que fala, de modo amplo, sobre as máquinas e seus usos. Após o vídeo um funcionário, muitas vezes voluntários ex-operadores de máquinas de impressão, mostram de perto o que cada máquina faz, abordando os três processos principais da arte da impressão: composição, impressão e acabamento.
Durante o passeio conhecemos máquinas curiosas como a Intertype…
…exuberantes como a Columbian…
…simples como a Albion…
…e exóticas, como a Shaw Pen Ruling Machine.
É muito curioso imaginar que o processo de impressão era extremamente mecânico e muito complexo, sendo realmente uma arte em si. Mais curioso ainda é pensar que tudo era feito deste modo até bem recentemente, mais precisamente o final dos anos 80, quando os computadores tomaram conta deste universo, facilitando muita coisa, mas ao mesmo tempo deixando muitos sem trabalho.
Partes ainda mais interessantes do museu ficam por conta de uma das cópias originais da Proclamação da República da Irlanda (com seus “erros” e “adaptações” tipográficas)…
…ver de perto os moldes de ferro das máquinas…
…e até um perfurador desnecessariamente grande.
O National Print Museum é de acesso gratuito para visitação e oferece cursos, palestras e demonstrações de uso das máquinas feitos periodicamente.
Há também visitas guiadas pagas, por um valor simbólico de €3.50 para adultos e €2.00 para estudantes, que acontecem duas vezes ao dia de segunda à sexta-feira.
Há muito que aprender no National Print Museum, seja sobre as tecnicalidades do processo de impressão ou sobre a história da Irlanda.
Para mais informações acesse o site do National Print Museum.
National Print Museum
Garrison Chapel, Beggars Bush
Haddington Road
Dublin 4
www.nationalprintmuseum.ie
(5 minutos andando da estação de DART Grand Canal Dock ou da estação de DART Lansdowne Road)
Este artigo é dedicado à leitora Veridiana Farias, que gentilmente fez uma doação ao site Vida Na Irlanda e com o valor arrecadado pude criar este artigo para vocês. Obrigada Veridiana!
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (6)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Eu, uma jornalista a menos de 3 dias para o embarque rumo a Dublin, pirei nesse post. Vou estudar… E esse, sem dúvida, é um lugar que não posso deixar de ir. =D
Comentário by Juliana Fernandes — 26/08/2013 @ 1:29 pm
Olá Juliana!
Espero que já tenha visitado o National Print Museum pois apesar de pequeno ele é muitíssimo interessante (e o tour guiado vale muito a pena!).
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 9:59 am
Tarsila! Adorei sua dica e fui no sábado passado!
O museu é pequenininho, mas bem legal! As adaptações da Proclamação são sensacionais! 😀
Comentário by Bárbara — 04/09/2013 @ 11:27 pm
Oi Bárbara!
A Irlanda tem poucas coisas “grandes”, mas o mais importante mesmo são os detalhes não é mesmo? Fico muito feliz que tenha gostado do passeio!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 12/05/2014 @ 8:31 am
Estou programando me dar de presente um “ano sabático”. E assim aprender o inglês. Espero suas dicas.
obrigada
Comentário by Hel Costa — 21/10/2013 @ 3:15 am
Olá Hel!
Muito obrigada pelo comentário e espero que tudo dê certo no seu ano sabático na Irlanda!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 14/05/2014 @ 9:04 am