13/05/2014
Conhecendo a Irlanda: Hughenot Cemetery
Escondido ao lado de um dos parques mais movimentados de toda a Dublin está um dos cemitérios mais charmosos e cheios de história de toda a Irlanda: O Hughenot Cemetery.
Quem vai do Stephen’s Green Park para a Merrion Square pode passar batido por este pequeno espaço que abriga a memória dos Hughenots (ou Huguenots) em Dublin e que fica localizado bem ao lado da loja MacNally Opticians na Merrion Row, um pouco antes da Baggot Street.
Os Huguenots eram um grupo de protestantes calvinistas que viviam na França em 1600 sob o Edito de Nantes, um documento que os protegia da perseguição pelos católicos franceses. Em 1685 o Edito foi revogado e os Huguenots se viram obrigados a fugir do país.
A Irlanda foi um dos destinos escolhidos já que na época (e até o começo do século XX) a Ilha Esmeralda era um país primariamente protestante, garantindo a liberdade religiosa dos Huguenots.
De acordo com Donal MacNally, o dono da ótica ao lado do cemitério, aproximadamente 5 mil Huguenots se estabeleceram na Irlanda criando comunidades em Portarlington, Youghal, Cork, Dublin, Waterford e Lisburn e se tornando parte da sociedade local, especialmente por serem um povo dedicado e trabalhador.
Os Huguenots eram reconhecidos pelo excelente trabalho como relojoeiros e tecelões especializados em renda e manufatura de luvas. Então se você já viu por aí os sobrenomes Busse, D’Olier, Gardie, L’Estrange e Borough, você já sabe de onde vieram…
O pequeno cemitério foi fundado em 1693 como lugar do descanso final dos Huguenots e apesar do tamanho ele ainda abriga 239 nomes de famílias que foram enterradas ali, dispostos nas placas que ficam ao lado da entrada.
Os túmulos mais famosos incluem os da família Becquett (antepassados do escritor irlandês Samuel Beckett) e da família Du Bedat, que é mencionado no livro Ulysses de James Joyce.
O Huguenot Cemetery existe há mais de 320 anos e embora ele tenha sido seriamente abandonado até os anos 80, o espaço é extremamente bem preservado e está sob os cuidados do Dublin City Council. Nota: Ninguém é enterrado lá desde 1901.
Infelizmente a entrada não é permitida (Donal me disse que ele costumava ter a chave e de vez em quando mostrava o cemitério para algumas pessoas, mas depois trocaram a fechadura…). Mesmo assim, o espaço é de paz e muito bonito de se ver.
A melhor época para observar o Huguenot Cemetery (mesmo que por trás das grades) é durante a primavera e o verão, quando os belos jacintos azuis decoram praticamente todo o espaço e deixam esse cantinho da cidade ainda mais especial.
Huguenot Cemetery
10 Merrion Row
Dublin 2
PS. Gostaria de agradecer ao Donal MacNally, dono da ótica, que estava sentado na frente do cemitério (à esquerda) e que me contou um pouco mais sobre a história do local com toda a gentileza do mundo. Ah esses irlandeses!
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (2)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Tarsila, vc como sempre maravilhosa. Na minha ida aí em 2012. Eu passei em frente a esse cemitério várias vezes e fiquei mega intrigada e agora venho novamente aki e vejo a história!” Adoreiiiii esse ano vou novamente a Dublin (se Deus quiser) e se eu passar aí novamente vou até lembrar de vc kkkkk
Comentário by Simone Rumão — 05/06/2014 @ 7:37 pm
Oi Simone!
Que bacana! Realmente há muitos lugares na Irlanda que instigam nossa curiosidade, mas que temos de fazer uma boa pesquisa para entendermos a história. Espero que consiga voltar este ano e aproveitar ainda mais!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/06/2014 @ 6:15 pm