17/06/2014
Conhecendo a Irlanda: James Joyce
A Irlanda é famosa por sua tradição literária e um dos maiores nomes da literatura, além de ser um dos mais queridos de todo o país, é o conhecido James Joyce.
Como já era de se esperar há sim uma estátua do famoso autor localizada na North Earl Street na frente do Kylemore Café (continuação da Talbot Street e quase no Spire na O’Connell Street).
Joyce nasceu em Dublin em 1882 mas passou a maior parte de sua vida em um exílio auto-imposto na Itália, França e Suíça. Joyce pode ter saído da Irlanda, mas sua imaginação sempre esteve em Dublin. A Fair City o inspirou para escrever “Dubliners”, “A Portrait of the Artist as a Young Man” e “Finnegans Wake”, além de claro, “Ulysses”.
Como toda estátua em Dublin ela também tem um apelido, “The Prick with the Stick”, algo como “O babaca (para não usar temos mais ofensivos) com a bengala”. Isto porque antes de ter seu talento reconhecido Joyce era considerado arrogante e medíocre, mas claro que com o tempo isto foi remediado.
Joyce tem tanta importância para a Irlanda, e em especial para Dublin, que há até mesmo um dia inteiro dedicado aos eventos ocorridos em “Ulysses”. O dia se chama “Bloomsday” e é quando os fãs de Joyce revivem por toda a cidade as páginas do livro. Saiba mais sobre o Bloomsday clicando aqui.
A estátua deste polido e casual James Joyce faz parte da celebração dos Gigantes da Literatura do século XX e é fruto da artista Marjorie Fitzgibbon que muito fielmente retrata o ar observador e curioso deste fantástico autor.
James Joyce Statue
Esquina da O’Connell Street com a North Earl Street
Na frente do Spire
Dublin 1
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (2)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Nossa, que interessante! Eu adoro saber sobre as estatuas/monumentos e suas historias envolvidas (:
Comentário by Carolina Ojeda — 18/06/2014 @ 11:06 am
Olá Carolina!
Obrigada pelo comentário. Infelizmente nem sempre há muitas informações sobre as estátuas da Irlanda, mas curiosa como sou sempre vou investigar, afinal de contas há tanto a ser descoberto!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 18/06/2014 @ 4:08 pm