15/05/2014
Imigrando: Tipos de visto na Irlanda
Cidadãos brasileiros que vem para a Irlanda tem uma grande vantagem em relação a alguns outros países no mundo: Não é necessário obter um PRÉ-VISTO no Brasil (Como é exigido para a Inglaterra ou Estados Unidos por exemplo) para poder viajar para a Irlanda. Em outras palavras, para embarcar para a Ilha Esmeralda não é preciso agendar uma entrevista ou obter pré-aprovação do governo irlandês.
Apesar desta ser uma enorme vantagem ela não significa que a Irlanda é território de livre-acesso para o brasileiro, isto porque não é preciso ter um pré-visto para chegar aqui, mas é sim necessário ter um visto para permanecer na Irlanda, seja por quanto tempo for (dias, semanas, meses, anos) e pelos mais diversos motivos (turismo, estudo, trabalho, etc.).
Ao chegar na Irlanda você, cidadão brasileiro, terá de passar por um guichê da imigração irlandesa na fila para “NON-EU” (ou seja, para cidadãos que não são da União Européia). Neste guichê o oficial da imigração, que é um funcionário da Garda National Immigration Bureau (GNIB). tem a obrigação de analisar quem você é para garantir que as suas intenções são legítimas ao entrar no país (turismo, estudo, etc.). Por favor, não tenha medo do oficial, ele só está trabalhando (se quiser aprender a não ter medo da imigração da Irlanda, leia este artigo aqui).
Uma vez que o funcionário viu seus documentos e possivelmente fez algumas perguntas ele irá carimbar o seu passaporte com o visto adequado para a intenção da sua visita (turismo, estudo de curto prazo, etc.) e neste visto (carimbo) constará a data limite que você tem para permanecer no país, MAS….
IMPORTANTE! Se você vai permanecer na Irlanda por mais de 3 meses você receberá um OUTRO tipo de carimbo. Este carimbo é um aviso e pedido para que você se registre junto ao escritório da imigração GNIB na sua área dentro de 30 dias, ou seja, se você vem para a Irlanda para ficar mais tempo, como por exemplo para estudar por 6 meses ou 1 ano, você terá de se registrar junto à GNIB. Saiba mais sobre o registro na GNIB aqui.
A razão pela qual a GNIB tem um registro dos cidadãos que não são da União Européia é para ter controle de quem entra e sai e o que faz, afinal de contas eles são os responsáveis por manter a ordem no país em tudo que diz respeito à imigração.
Uma vez que todo cidadão que não faz parte da União Européia (no caso, do Brasil) for se registrar na GNIB, ele receberá um dos tipos de visto no passaporte:
Stamp 1 | Emitido somente para quem recebeu permissão de trabalho OU permissão de residência OU permissão de trabalho para dependente de cônjuge OU permissão para abrir um negócio. |
Stamp 2 | Emitido para estudantes matriculados em curso de período integral em uma instituição reconhecida pelo Department of Education and Science (Ministério da Educação e Ciência). Esses estudantes podem trabalhar meio período (até 20 horas semanais) durante o período letivo e em tempo integral durante as férias. |
Stamp 2A | Emitido para estudantes matriculados em cursos de curta duração OU cursos não reconhecidos pelo Department of Education (Ministério da Educação). Esses estudantes não tem permissão para trabalhar. |
Stamp 3 | Emitido para cônjuge ou dependente de quem já tem permissão de trabalho OU aposentado independente originário de país que não é da União Européia, OU para ministro religioso OU membro de ordem religiosa originário de país não pertencente à União Européia. |
Stamp 4 | Emitido para membro da família de um cidadão europeu; para cônjuge/parceiro de cidadão irlandês, para refugiados, refugiados de programas humanitários, indivíduos beneficiários de reunificação familiar de acordo com a Refugee Act de 1996. |
Se você é cidadão da União Européia não há necessidade de se registrar junto à GNIB. Saiba mais sobre as vantagens de se ter a cidadania européia neste artigo aqui.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer quais são os tipos de visto normalmente concedidos para os cidadãos que não pertencem à união européia.
Se você ainda tiver dúvidas, clique aqui.
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (12)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Oi Tarsila! Estou acompanhando seu blog e estou adorando! Muito bom mesmo!
Sobre os vistos, e para quem se matricula no curso de línguas, qual é o visto? Pois muitos não são de período integral…
Comentário by GABRIELA MEIRA — 16/05/2014 @ 4:31 pm
Olá Gabriela,
Vamos lá: Basicamente depende do tempo do seu curso. Se o curso de línguas tiver no mínimo 25 semanas e carga horária semanal mínima de 15 horas (esta carga horária é a mínima para ser considerado de período integral) o visto será o Stamp 2. Para cursos de menor duração e/ou carga horária o visto é o Stamp 2A.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 8:22 pm
Tarsila, após o visto de estudante (stamp 2) expirar, é possível estendê-lo por um ou dois meses sem necessariamente renová-lo por mais um ano (ou seja, sem a matrícula em nova escola, etc)?
Comentário by Gianni — 04/06/2014 @ 9:27 am
Olá Gianni,
Como brasileiro na Irlanda você deve ter um visto válido enquanto estiver no país. Se o seu visto de estudante vai vencer eu recomendo você ir até a GNIB para discutir quais são as possibilidades para você ficar no país. Se você tem intenção de permanecer como turista talvez eles concedam o visto até para a o seu retorno ao Brasil (mediante apresentação da passagem de volta), mas não é garantido. A coisa certa a fazer é ter algum tipo de visto válido enquanto você está no país.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 10:17 am
Oi Tarsila, sempre acompanho teus posts. Parabens pelo trabalho!
No comeco voce disse que brasileiros precisam de pre-visto para entrar na Inglaterra e Estados Unidos.
Ate onde sei, Estados Unidos sim e’ necessario, mas Inglaterra ou qualquer pais do UK, o visto para visit/turista e’ concedido na chegada no aeroporto, e nao e’ necessario um pre-visto. Se for estudante por mais de 6 meses, ai’ sim o pre-visto e’ necessario. Procede?
Comentário by Marcos — 16/06/2014 @ 12:34 pm
Olá Marcos,
Eu não sou especialista em vistos da Inglaterra ou Reino Unido.
Sei que NÃO é necessário ter pré-visto para ser TURISTA no UK (como na Irlanda), mas no caso da Irlanda também não é necessário ter pré-visto para ser estudante, por exemplo.
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 16/06/2014 @ 2:00 pm
Olá Tarsila! Pretendo fazer intercambio para Dublin para estudo e trabalho. Essas 20 horas semanais que são permitidas, são o suficiente para se manter ou não?
Obrigado!
Comentário by José Marcos — 18/06/2014 @ 6:17 am
Olá José Marcos,
A resposta para a sua pergunta já existe e está aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
Confira lá!
Comentário by Tarsila — 18/06/2014 @ 4:07 pm
Boa noite!
Comecei a acompanhar o site agora já que pretendo ir para irlanda. Tenho o interesse de ficar 1 ano em Dublin para estudar e trabalhar. Sinceramente gostaria de trabalhar durante o ano inteiro e fazer algum curso de inglês para aprimorar já que não sou fluente mas tem um nível avançado da língua. Qual seria o tipo de visto? E é fácil conseguir esse tipo de visto para esse objetivo?
Obrigado, desde já!
Comentário by Arthur — 21/06/2014 @ 1:53 am
Olá Arthur,
Recomendo que, antes de tudo, você baixe e leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”:
http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html
Depois recomendo que você leia este artigo aqui:
http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html
Espero ter ajudado!
Comentário by Tarsila — 21/06/2014 @ 8:26 pm
Obrigado, Tarsila.
Vou mergulhar nos seus posts. Escolhi ir pra Irlanda a pouco tempo e meu objetivo é ir em julho 2015. Vamos ver se vai dar mesmo 🙂
Comentário by Arthur — 24/06/2014 @ 1:12 am
Olá Arthur!
Boa sorte na sua empreitada!
Comentário by Tarsila — 24/06/2014 @ 3:35 pm