17/06/2013
Conhecendo a Irlanda: Bloomsday
Os amantes da literatura e em especial James Joyce puderam aproveitar ontem as celebrações do conhecido Bloomsday em Dublin e em todo o mundo.
Para quem não conhece o autor ou os trabalhos de Joyce, o Bloomsday é um dia dedicado inteiramente à vida deste renomado escritor irlandês e por isto há uma série de eventos que acontecem na cidade celebrando uma de suas obras mais conhecidas que é também considerada uma das melhores do Século XX – Ulysses.
(source)
O nome da celebração que acontece anualmente na capital irlandesa desde 1954 vem do protagonista de Ulysses, o personagem Leopold Bloom. Se vocês notaram uma semelhança entre o nome do livro de Joyce e o protagonista da Odisséia de Homero ficarão feliz em descobrir que há sim um paralelo entre estas obras, tanto através dos protagonistas como na personalidade de outros personagens.
O enredo de Ulysses cobre os eventos que se desenrolam por Dublin no dia 16 de junho de 1904, durante a era Eduardiana. Seus personagens são muito curiosos e interessantes e a obra aborda diversas questões – religião, política, filosofia, casamento. Contudo o charme e o valor literário na obra de Joyce se dão porque o livro é escrito de forma única variando as técnicas literárias através do texto, seja através do fluxo de consciência, com perguntas e respostas ou então como texto dramatúrgico, ou seja, a leitura de Ulysses é um grande desafio.
Apesar da leitura complexa a obra de Joyce é uma das mais conhecidas e celebradas no mundo e por isto o Bloomsday é uma data importante na Irlanda e em especial, em Dublin.
(source)
Durante o Bloomsday há uma grande variedade de atividades culturais que envolvem a reencenação dos eventos da obra, performances musicais, típico café da manhã irlandês (com direito a pessoas vestidas em roupas Eduardianas)…
…pub crawls, visitas ao Glasnevin Cemetery…
… leitura de trechos da obra pela cidade e muito, muito mais. E o mais bacana é que a maioria dos eventos são organizados pelo James Joyce Centre, um espaço dedicado a promover e compreender a vida e o trabalho do autor.
(source)
Se você não participou do Bloomsday neste ano você já pode visitar o James Joyce Centre e começar a ler Ulysses na biblioteca mais próxima, garantindo sua participação especial nas comemorações do ano que vem.
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (6)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Olá Tarsila, parabéns pela iniciativa de mostrar um pouco mais de Joyce pra comunidade de Brasileiros ai na Irlanda! Eu estou indo pra Dublin em Fev/2014 e fico ansioso só em pensar que irei passear pelas ruas que Joyce andou!
Comentário by Adalberto Junior — 17/06/2013 @ 2:37 pm
Olá Adalberto!
Puxa vida falar em Irlanda sem falar de James Joyce é complicado. 🙂
Se você gosta tanto do autor, e de Ulysses, vai ficar maravilhado!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:52 am
Muito obrigado pelo trabalho e empenho, me ajudou muito, estou indo para passar algumas semanas e claro estudar inglês, as dicas são muito boas.
Abraços
Ademir
Comentário by Ademir — 17/06/2013 @ 3:14 pm
Olá Ademir!
Muito obrigada pelo comentário. Espero que você aproveite seus estudos e todas as dicas do Vida Na Irlanda!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:52 am
OI Tarsila!!!
Vc chegou a participar de algum dos eventos??
O que achou???
Já li alguns trechos de Ulisses e achei realmente desafiante.
No momento estou lendo Dubliners!! Maravilhoso!!!
Beijo
Andrea
Comentário by Andrea — 18/06/2013 @ 1:41 am
Olá Andrea,
Neste ano não participei, mas mesmo sem ter um papel ativo basta você está no lugar certo para poder curtir a atmosfera. 🙂
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 8:56 am