25/06/2013
Conhecendo a Irlanda: Grand Lodge of Ireland
Uma das sociedades fraternais universais mais conhecidas no mundo, com aproximadamente 6 milhões de integrantes, é a Maçonaria e apesar de seu amplo alcance tem um funcionamento bem discreto, mas não secreto.
A Maçonaria segue os princípios que também lideraram a Revolução Francesa – Igualdade, Liberdade, Fraternidade – e seus membros, os maçons, se reúnem em lugares específicos chamados de oficinas, ateliers e lojas. Para a minha surpresa, (que não conheço nada de Maçonaria) uma das células mais importantes do mundo fica aqui em Dublin e se chama The Grand Lodge of Ireland, ou a Grande Loja da Irlanda.
Localizada na Molesworth Street em Dublin, a Grand Lodge of Ireland (que não é uma loja comercial) é um lugar especial dedicado às praticas maçônicas, com direito a salas de encontros, onde acontecem reuniões de seus membros, biblioteca, escritórios e, para a nossa felicidade, um pequeno museu gratuito e aberto ao público.
A Grande Loja da Irlanda é a segunda maior e mais antiga Loja Maçônica do mundo e há evidencias de que reuniões já aconteciam por aqui por volta de 1600.
As origens da maçonaria na verdade não são claras, mas acredita-se que ela surgiu durante a construção do templo do Rei Salomão e se desenvolveu durante a idade média quando se criou uma associação para treinar e fornecer serviços qualificados que também protegia seus membros.
O passeio pelo museu é interessantíssimo e mostra claramente as bases do ofício do maçom, quando o trabalho como pedreiro era amplo e envolvia outras atividades como arquitetura, engenharia, desenho e construção (de complexas catedrais, por exemplo)…
e a tomar pelos exemplos de materiais que há por lá, é muito fácil entender porque esta era uma atividade nobre.
Aliás, o artefato mais antigo de toda a maçonaria está aqui, o Baal’s Bridge Square, de 1507, que leva a frase “I will strive to live with love and care, upon the level and by the square.”
Há muita coisa para ver e os detalhes dizem tudo – da maçaneta aos lustres.
São inúmeros broches dos mais diferentes materiais e referentes à inúmeros cargos…
…assim como aventais, dos mais simples aos mais decorados.
Há vestimentas, copos, medalhas, esquadros, compassos, pesos, registros, taças, flâmulas, brasões e muito mais.
Uma das coisas que achei mais fascinantes durante a minha visita a Grande Loja da Irlanda foi descobrir que os maçons devem cumprir primeiramente seu papel perante à Deus, fé e religião e depois ao próximo, através da caridade, tolerância e do serviço, ou seja, a maçonaria é praticada pela via sagrada “sob a invocação do Grande Arquiteto do Universo, sobre os Livros Sagrados, o Esquadro e o Compasso”.
Como já era de se esperar diversas pessoas importantes para a sociedade foram membros da maçonaria incluindo Winston Churchill, Ruyard Kipling, George Washington e na Irlanda, Edmund Burke, Arthur Wellesley, Oscar Wilde e Daniel O’Connell.
Mesmo que você não saiba nada sobre maçonaria recomendo que dê um pulinho pelo museu da Grand Lodge of Ireland, pois curiosos de plantão, como eu, sempre podem aprender e conhecer um pouco mais do mundo.
Grand Lodge of Ireland
17 Molesworth Street
Dublin 2
Durante os meses de Junho, Julho e Agosto há passeios guiados de segunda a sexta-feira às 14:30h.
Conheça mais a Irlanda!
Postado por: Tarsila | Comments (10)
Sorry, the comment form is closed at this time.
Nossa! AMEI!!!
Sou de uma ordem para-maçônica (patrocinada pela maçonaria) e adorei saber que na Irlanda tem uma das principais Lojas!
Quero visitar quando estiver aí =D
Comentário by Fernanda Fontinhas — 26/06/2013 @ 3:00 pm
Olá Fernanda!
Obrigada pelo carinho. Vá visitar sim, o pequeno museu é muito bacana. 🙂
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 12/08/2013 @ 9:04 am
Oi Tarsila,
Eu e meu namorado estamos pensado em fazer uma pós-graduação na Irlanda, foi então que em uma busca na internet descobri seu blog e fiquei VICIADA, rs…estou lendo todos os posts desde 2007,rs
A minha viagem ainda nem está confirmada, na verdade estávamos apenas discutindo a possibilidade, mas seu blog me empolgou tanto com todas essas informações detalhadas que a viagem pareceu muito mais viável e simples do que imaginávamos.
Parabéns pelo trabalho, seu blog realmente ajuda muuuuuito quem está programando uma viagem para a Irlanda.
um abraço
Comentário by Paula — 28/06/2013 @ 3:22 pm
Olá Paula!
Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que as informações tenham ajudado. Aliás é exatamente este o propósito do Vida Na Irlanda – passar informações para que você possa realizar o que quer!
Independente de qual seja a decisão que vocês tomaram, eu lhes desejo muita sorte e sucesso!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:00 am
Hello,
Sou maçom, sua abordagem bastante respeitosa, respeitando os Limites e ao mesmo tempo, desmistificando a imagem da Ordem.
Parabéns.
Comentário by Álvaro — 03/07/2013 @ 2:23 am
Olá Álvaro!
Muito obrigada pelo comentário. Acredito que tudo tem de ser respeitado sim, afinal de contas todos tem seus limites e isso é educação não é mesmo? Muito obrigada pela gentileza.
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:28 am
Oiê, Tarsila.
Acompanho seu blog desde quando iniciei minha pesquisa pelo intercâmbio na Irlanda, mas há um tempinho não passava por aqui.
Já moro na Irlanda há 1 ano e 4 meses, sabia que a maçonaria era forte aqui, mas não conhecia esse museu, acredita? Vergonha!!! rs Bom, vou me programar pra visitar essa semana mesmo, meu pai é maçom no Brasil, e sei que ele vai adorar todas as informações e fotos que eu puder enviar pra ele.
Parabéns pela matéria.
Beijos
Comentário by Lidiane — 22/07/2013 @ 8:28 pm
Olá Lidiane!
Que legal! Espero que já tenha visitado a Grand Lodge of Ireland! Encaminhe o artigo para o seu pai, quem sabe ele não curte também?
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 07/05/2014 @ 7:15 am
Oi Tarsila,
adorei o paseio que voce me proporcionou. Sou maçom, Grau 33, Membro de Academia Maçônica de Letras, e agradeço as informações ( que não conhecia). Minha filha caçula (Carolina Luíza), estará indo fazer um intercambio de seis meses aí na Irlanda, e pedirei a ela que visite o Museu. É informação pra lá de especial. Muito obrigado.
Comentário by Juarez Lima Cerqueira — 04/09/2013 @ 9:11 pm
Olá Juarez!
Obrigada por ter passado aqui e deixado seu comentário!
Fico feliz que tenha gostado e espero que sua filha aproveite o museu e leve ainda mais informações bacanas de volta!
Beijinhos
Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:32 pm